Missionária Patrícia Aparecida Lúcio 25 set 2013 | 1.308 visitas

PatriciaEm outubro a Igreja Católica celebra o Mês Missionário, que este ano recebe por tema: JUVENTUDE EM MISSÃO – “A quem eu te enviar, irás” (Jr, 1, 7b). Assim sendo, para este mês dedicado às missões, trago com exclusividade, a entrevista com a missionária Patrícia Aparecida Lúcio, da comunidade Aliança de Misericórdia.

Filha de Eugênia e Geraldo, Patrícia,(que recebe como nome de consagração Patrícia do Menino Jesus), nasceu na cidade de Salto no ano de 1991. Aos 22 anos, revela que desde jovem freqüentava a paróquia São Roque com os pais. Dos seus 8 aos 16 anos de idade, fez parte da pastoral do Canto Litúrgico, onde cantava e tocava violão nas celebrações. Contudo, sentia uma “inquietação” em seu coração, um chamado a uma vida mais profunda em Deus. “Conheci alguns conventos e comunidades e, em 2006, encontrei o que o meu coração ansiava: o carisma da comunidade Aliança de Misericórdia. Por três anos participei do grupo aqui na cidade de Salto, afinal de contas, ainda não tinha idade para ingressar na vida missionária. Aos 18 anos, enfim, dei um passo de confiança na vontade do Bom Deus e fui morar em São Paulo, na comunidade. Lá, fiz a formação missionária e, nesse mesmo ano, me consagrei; sou celibatária e muito feliz por ser só de Deus.” – afirmou. “Na comunidade temos muitos trabalhos: com os jovens, com as pessoas de rua, nas cadeias, favelas etc.” – disse. Ela também revela que, em breve, estará de viagem para a Polônia: “Neste mês de outubro, providencialmente no Mês Missionário, fui remanejada de missão e estou indo morar em nossa casa na Polônia, cidade que sediará a próxima Jornada Mundial da Juventude, no ano de 2016.” – completou.

“Ser uma missionária, é como poder retribuir a Deus todas as graças que Ele derramou e derrama sobre cada um de nós.” – É o que diz a missionária Patrícia. “Eu encontrei uma felicidade muito grande ao conhecer o amor de Deus e não podia guardar isso só pra mim. Assim como eu sou feliz, desejo que todos também sejam, descobrindo a vontade de Deus em suas vidas.”

Ao final, ela deixa uma mensagem para todas as pessoas que desejarem, assim como ela, encontrar a felicidade em Deus tornando-se um(a) missionário(a), em especial, à juventude: “Tantos jovens são chamados a essa vida toda em Deus… Tenha coragem de responder a esse chamado, afinal, Jesus não nos rouba nada, ao contrário, Ele nos dá tudo. Se você também sente essa ‘inquietação’, procure seu pároco, procure um amigo mais experiente na caminhada para que você descubra o carisma e por onde responder a Deus. Não tenha medo! Já dizia Santo Agostinho: ‘Senhor, fizeste-nos para Vós, e o nosso coração está inquieto enquanto não repousar em Vós’.”

1 – Nome completo

Patrícia Aparecida Lúcio (de consagração: Patrícia do Menino Jesus).

2 – Data de nascimento/idade

06/05/1991 – 22 anos.

3 – Cidade natal

Salto – SP.

4 – Profissão

Missionária (religiosa).

5 – Música/banda favorita

Missionário – SHALON

6 – Costuma ler? O quê?

A Bíblia; livros de espiritualidade (vida dos santos).

7 – Hobby

Cantar e tocar violão.

8 – Uma viagem/lugar inesquecível

Ávila, na Espanha (fui à Espanha por ocasião da JMJ – Madrid, 2011).

9 – Prato preferido

Parmeggiana com fritas.

10 – Como, quando e onde foi o dia mais feliz da sua vida?

Com Deus, todos os dias são felizes. Mas, um dia muito marcante, foi o dia 10 de fevereiro de 2013, dia da minha consagração (votos) na comunidade em que vivo (Aliança de Misericórdia).

11 – O não vivo sem?

Jesus.

12 – Você se considera uma pessoa especial? Por quê?

Sim, pois tive a graça de conhecer o amor de Deus.

13 – Um ídolo.

Não sei se ídolo seria a palavra correta, mas, um exemplo que tento sempre seguir e que amo muito, é a Virgem Maria.

14 – Qual seu maior sonho?

Ser toda de Deus.

15 – Como e quando chegou a paróquia?

Meus pais sempre me levaram à Igreja desde pequena. Com 8 anos, comecei a tocar violão e cantar nas missas, aqui na paróquia São Roque.

16 – Participa de alguma pastoral? Qual?

Participei do Canto Litúrgico por muitos anos, dos 8 aos 16 anos, e também de Grupo de oração, dos 13 aos 15.

17 – Um defeito e uma qualidade.

Sou um tanto quanto impaciente.

Sou verdadeira.

18 – Um momento da sua vida em que sentiu forte a presença de Deus

Senti forte a presença de Deus em minha vida quando estava decidindo minha vocação. Ele esteve muito próximo, o tempo todo.

19 – O que não suporta?

Injustiça.

20 – Contra ou a favor ao aborto?

Contra, sem dúvida!

21 – Recentemente, pudemos presenciar algumas manifestações que ocorreram pelo Brasil. Qual a sua opinião?

Sou a favor das manifestações desde que sejam pacíficas. Todos têm seus direitos e devem lutar por eles, afinal, o Brasil é um país democrático. Contudo, não podemos esquecer de nossos deveres. É a paz que estabelece um mundo melhor.

22 – Um pouco mais sobre você…

Desde criança freqüentei a Paróquia São Roque, a qual meus pais participam até os dias de hoje. Sentia, porém, uma “inquietação”, um chamado a uma vida mais profunda em Deus. Foi então que conheci alguns conventos e comunidades e, em 2006, encontrei o que o meu coração ansiava: o carisma da comunidade Aliança de Misericórdia. Por três anos participei do grupo aqui na cidade de Salto, afinal de contas, ainda não tinha idade para ingressar na vida missionária. Aos 18 anos, enfim, dei um passo de confiança na vontade do Bom Deus e fui morar em São Paulo, na comunidade. Lá, fiz a formação missionária e, nesse mesmo ano, me consagrei; sou celibatária e muito feliz por ser só de Deus. Na comunidade temos muitos trabalhos: com os jovens, com as pessoas de rua, nas cadeias, favelas etc. Agora em outubro, providencialmente no Mês Missionário, fui remanejada de missão e estou indo morar em nossa casa na Polônia.

Agradeço muito à Paróquia São Roque, que em minha caminhada foi “mãe e formadora”.

O Peregrino

Edição 032 Edição 32 - Dez/2016 + Edições

Social

Enquete

  • O que mais gosta em nosso site?

    Ver Resultado

    Carregando ... Carregando ...

+ Vistos

  1. Veralucia Maria da Silva – Apostolado
    18.018 visitas
  2. Qual a importância dos sacramentos em minha vida?
    7.746 visitas
  3. Tríduo em Louvor ao Sagrado Coração de Jesus
    6.506 visitas
  4. Faça-se em mim segundo a tua vontade!
    5.872 visitas
  5. “Músicos em ordem de batalha” Reflexão – Parte 1
    5.734 visitas
  6. Posse Padre Michael Henrique dos Santos
    5.681 visitas
  7. Adoração à Santa Cruz e Via Sacra 2015
    5.475 visitas
  8. Santa Maria Mãe de Deus 2013 e despedida do Padre Wagner
    5.040 visitas
  9. Missa dos Doentes 18/05/13
    4.978 visitas
  10. Domingo de Ramos – 13/04/14
    4.328 visitas