Encontro reflete Campanha da Fraternidade 2018 na paróquia Cristo Rei 19 fev 2018 | 258 visitas

Foi realizado neste sábado, 10 de fevereiro, as 14h, em sala do Centro de Pastoral da Paróquia Cristo Rei de Salto, encontro de reflexão sobre a Campanha da Fraternidade de 2018 que tem como tema “Fraternidade e Superação da Violência” e como lema “Somos todos irmãos”.

O assessor do encontro foi Osmair di Siervo, ministro extraordinário da paróquia e candidato ao diaconado permanente. Entre as várias formas de violência que são debatidas no texto-base da CF 2018, Osmair falou sobre a violência doméstica, em especial contra a mulher. Abordou também a desigualdade social, que provoca a violência em seus vários aspectos.

“Há um aumento desmedido de três tipos de violência doméstica”, disse o assessor. “1- A violência contra a mulher, em especial as de meia idade, que raramente fazem denúncia, por medo ou chantagem, demonstrada na forma física, moral, psicológica e sexual; 2- A violência contra adolescentes e jovens, meninas e meninos, que na maioria das vezes sofrem violência sexual no próprio lar, com os próprios familiares; 3- A violência contra a pessoa idosa que pode ser física, psicológica, moral e econômica”.

Osmair falou também do medo de denunciar, que só faz aumentar a violência doméstica. “Ninguém nasce violento, mas se torna violento no ambiente em que vive ou estimulado pela violência urbana e desigualdade social. A Lei “Maria da Penha” é uma lei que “pegou”, mas ainda dificulta a denúncia porque é a vítima que precisa apresentar provas e mais provas da violência e quando não consegue, a justiça absolve o agressor”, disse.

Participaram do encontro o coordenador diocesano das Campanhas da Fraternidade, Fábio Noronha, o coordenador da CF na Região 08 de Pastoral (Salto), Gilberto Balbino dos Santos, agentes de pastorais e Grupos de Rua das comunidades da paróquia Cristo Rei, e representantes das paróquias Nossa Senhora do Monte Serrat e São Benedito, além do assessor diácono José Carlos Pascoal.

De diácono José Carlos Pascoal
PasCom São Benedito

O Peregrino

Edição 032 Edição 32 - Dez/2016 + Edições

Social

Enquete

  • O que mais gosta em nosso site?

    Ver Resultado

    Carregando ... Carregando ...

+ Vistos

  1. Veralucia Maria da Silva – Apostolado
    17.993 visitas
  2. Qual a importância dos sacramentos em minha vida?
    7.588 visitas
  3. Tríduo em Louvor ao Sagrado Coração de Jesus
    6.285 visitas
  4. Faça-se em mim segundo a tua vontade!
    5.820 visitas
  5. “Músicos em ordem de batalha” Reflexão – Parte 1
    5.649 visitas
  6. Posse Padre Michael Henrique dos Santos
    5.620 visitas
  7. Adoração à Santa Cruz e Via Sacra 2015
    5.397 visitas
  8. Santa Maria Mãe de Deus 2013 e despedida do Padre Wagner
    4.986 visitas
  9. Missa dos Doentes 18/05/13
    4.933 visitas
  10. Domingo de Ramos – 13/04/14
    4.282 visitas