Equipe Regional da Campanha da Fraternidade apresentará calendário de atividades ao CRAE-Salto 21 jan 2018 | 322 visitas

A Equipe Regional da Campanha da Fraternidade em Salto, Região 08 de Pastoral da diocese de Jundiaí, coordenada por Gilberto Balbino, da paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat, realizou reunião neste sábado, 20 de janeiro de 2018, em sala do Centro Comunitário São Benedito, para definir o planejamento para 2018, sugerido na reunião de 16 de dezembro de 2017. O tema deste ano é “Fraternidade e superação da violência” e a Campanha terá início no dia 14 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas.

Fábio Noronha, da paróquia Cristo Rei e coordenador diocesano da Campanha da Fraternidade, apresentou o relatório fornecido pela Polícia Civil de Salto sobre os números da violência na cidade, registrados nas delegacias. Chama a atenção o aumento da denúncia de violência doméstica e violência contra jovens, adolescentes e crianças. As denúncias de violência contra a pessoa idosa e contra pessoas com deficiência diminuíram sensivelmente. É bom lembrar que há muitos casos de violência que são denunciados junto à Polícia e ao Ministério Público por medo, pressão ou desconhecimento dos direitos.

Foram confirmados os seguintes eventos da Campanha da Fraternidade: dia 31 de janeiro, as 19h30, na Cúria Diocesana de Jundiaí, “Encontrão” da CF; dia 06 de fevereiro, as 18h, apresentação da Campanha da Fraternidade na Câmara Municipal de Salto; dia 10 de fevereiro, as 14h, Encontro Regional das Equipes da CF 2018 na paróquia Cristo Rei; 03 de março, Reunião da Equipe da CF às 09h, na paróquia São Benedito. Também será realizado um Fórum sobre o tema da CF 2018 “Fraternidade e superação da violência” no dia 19 de maio, das 08h as 12h, no Centro Comunitário São Benedito.

Foram definidas datas de outros eventos ligados à CF 2018, em parceria com a Pastoral Fé e Política, que serão apresentados ao padre Coordenador do Conselho Regional da Ação Evangelizadora de Salto: dia 16 de junho, com início às 08h, Pré-Caminhada dos Mártires, iniciando na igreja Santa Paulina, da Comunidade do bairro Madre Paulina, encerrando-se na Igreja São José, do bairro Salto de São José, com celebração; dia 1º de setembro, das 08h as 12h, em comunidade da paróquia Cristo Rei.

O diácono Pascoal, assessor da CF em Salto, falou do protagonismo dos leigos: “Estamos vivendo o Ano do Laicato no Brasil. O papa Francisco vem exortando os leigos a assumires seus papéis de protagonismo na Igreja. Peço que exortem os leigos de suas comunidades a participarem ativamente das atividades ligadas à Campanha da Fraternidade e outros eventos da Igreja e ecumênicos. As pastorais, em especial as pastorais sociais e as catequeses, além dos movimentos, deveriam assumir esse protagonismo laical para possamos debater seriamente a questão da violência em nossa cidade e comunidades”.

Wellington Gessoli, da Equipe da CF e da Pastoral Fé e Política apresentou o calendário de atividades da Fé e Política, confirmando a parceria com a Equipe da CF. Exortou os presentes a divulgarem o calendário do Curso “Controle Social a partir dos Conselhos Municipais”, que será realizado na Cúria diocesana de Jundiaí de março a dezembro de 2018, sempre no primeiro sábado de cada mês, cuja inscrição custará R$ 20,00 e a mensalidade, R$ 40,00. Informações com a Pastoral Fé e Política.

Participaram da reunião: Fábio Noronha, coordenador diocesano (paróquia Cristo Rei), Gilberto Balbino, coordenador regional (paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat), Wellington Gessoli (paróquia São Benedito), Ataliba Nascimento Costa e Patrícia Gomes Araújo Costa (paróquia Nossa Senhora Aparecida), Roberto Donizete Cipriano (paróquia São Roque), Mazzé Nascimento, PasCom da paróquia Nossa Senhora Aparecida e diácono José Carlos Pascoal (assessor).

De Salto, diácono José Carlos Pascoal – PasCom São Benedito.

O Peregrino

Edição 032 Edição 32 - Dez/2016 + Edições

Social

Enquete

  • O que mais gosta em nosso site?

    Ver Resultado

    Carregando ... Carregando ...

+ Vistos

  1. Veralucia Maria da Silva – Apostolado
    18.137 visitas
  2. Qual a importância dos sacramentos em minha vida?
    8.682 visitas
  3. Tríduo em Louvor ao Sagrado Coração de Jesus
    6.801 visitas
  4. Faça-se em mim segundo a tua vontade!
    6.242 visitas
  5. “Músicos em ordem de batalha” Reflexão – Parte 1
    6.199 visitas
  6. Posse Padre Michael Henrique dos Santos
    6.077 visitas
  7. Adoração à Santa Cruz e Via Sacra 2015
    5.818 visitas
  8. Santa Maria Mãe de Deus 2013 e despedida do Padre Wagner
    5.318 visitas
  9. Missa dos Doentes 18/05/13
    5.274 visitas
  10. Domingo de Ramos – 13/04/14
    4.614 visitas